Pesquisar este blog

sábado, 17 de setembro de 2011

Fotografando o aquário para concurso de foto

Por: Flavio Henard Jorge de Freitas (Henardj)
   O aquário entra para o “hall da fama” quando diversos concursos começam a se estabelecer. Concursos de aquapaisagismo, biótopos, os concursos de fóruns, etc. A partir deste momento entra em cena a fotografia como meio de divulgação dos trabalhos e trás consigo a incessante busca pela foto perfeita, pelo melhor ângulo, pela melhor macro.  Pretendo demonstrar que com alguns cuidados podemos tirar uma foto “quase” perfeita. Digo “quase” porque se for a foto perfeita, nossa busca termina e não podemos perder a chance de nos aperfeiçoar a cada tomada, a cada fotografia.
   Que fique clara a intenção de ajudar aos amigos aquaristas. Não pretendo dizer nem escrever que este é o modo correto, este é o jeito “Henardj” de fotografar seus aquários e penso que podemos dividir hoje para multiplicar amanhã.
A preparação para a foto
   A primeira coisa que faço é seguir as regras da fotografia do concurso. Em geral falam a dimensão máxima e mínima das fotos, a quantidade, tamanho do arquivo, extensão do arquivo e penalidades em caso de manipulação por editor de fotos. Me preocupo bastante com as penalidades. Podemos tirar a melhor foto, mas se colocarmos alguma imagem falsa para dar algum toque final e for detectada a mudança na imagem seremos desclassificados. Precisamos ser honestos com nós mesmo e executar apenas as mudanças autorizadas: NITIDEZ, BRILHO e CORES. Um acerto singelo nestas configurações é permitido pela maioria dos concursos. Para uma bela foto o aquário precisa estar limpo em todos os sentidos. Então vamos botar a mão na massa.
   Na foto abaixo está o aquário que será fotografado. Começo a preparação um dia antes da tomada das fotos.
Começo com a limpeza dos vidros por dentro.

    
    Retiro as ampulárias e caramujos maiores. Eles não são bem vistos em concursos e podem atrapalhar o sentido da sua foto. Depois retiro os peixes diferentes que não fazem parte do planejamento do aquário.

Olha a “sujeira”, isto vai sair...

Removendo os equipamentos e sujeira.


Após os primeiros acertos do tanque.

 
  
   Sobrando ainda alguma “poeirinha”, faço remoção com uma das minhas pinças de plantio.
   Hora da limpeza externa. Eu utilizo papel higiênico com álcool para retirar todas as marcas de dedos e manchinhas no vidro. Pode ser usado qualquer tipo de material que não arranhe o vidro.
  
   Vamos agora ajustar a parte traseira do vidro, o famoso background. Você pode optar por vários tipos e cores de papel para fazer o fundo. Eu prefiro usar papel vegetal branco leitoso para dar maior sensação de profundidade. Vou utilizar o papel vegetal e iluminar por detrás, de baixo para cima. Isto dará destaque ao espelho d’água.
Tirando as medidas: 
Cortando o papel pro vidro traseiro do aquário.
Papel do fundo no lugar
   Antes de colocar a iluminação por detrás coloco um papelão de cor clara, preferencialmente branco ou cinza claro. Isto esconde as imperfeições da parede e algum equipamento que não possa ser removido do local.
Colocando a iluminação por detrás do papel.

   Gosto de imitar ondas no espelho d’água. Uso um secador de cabelo na posição “frio” para fazer umas ondas na hora da foto. Tenha cuidado ao executar este procedimento, pode causar choque elétrico se molhar ou deixar cair o secador de cabelo.
   Estamos quase lá. Vamos falar um pouco sobre máquina fotográfica. Eu utilizo uma máquina digital de 10 MP. Prefira uma que tire fotos em HD (alta definição). Caso tenha manejo em fotografar, trabalhe os ajustes de ISO (quanto mais baixo melhor pega o movimento dos peixes, mas cuidado para não escurecer demais a foto), abertura e brilho. Como não sou profissional no assunto coloco a máquina no ajuste automático. Lembre que você vai utilizar a iluminação da luminária e a iluminação do fundo do aquário, portanto, o assunto da foto estará muito bem iluminado.
Equipamento essencial para uma boa foto: Tripé!
Ajuste da máquina: posição AUTOMÁTICA, SEM FLASH e opção de MACRO ativada.
   Máquina no tripé: Você deve apontar para o meio do aquário. Meça a largura e altura e coloque a máquina apontando para o meio destas medições. A distância da máquina para o aquário deverá pegar toda frente do aquário, inclusive as junções dos vidros frontais. Esta será sua foto principal. Depois pode movimentar o tripé e pegar uns ângulos diferentes pra ganhar uns pontinhos a mais...
Agora teste sua paciência de aquarista e espere o tempo que for necessário para as melhores tomadas.
   É isso aí! Boas fotos!

Um comentário:

  1. Adorei a matéria, estava mesmo precisando saber como fotografar, minhas fotos saiam sempre com reflexos de luz ou da imagem da máquina.
    Valeu
    te vejo no forum
    Elizabeth

    ResponderExcluir